quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Paprika X Inception

Eu sou nerd e não nego. Quando tento me livrar desse fardo que me acompanha desde a adolescência me dou conta de que estou digitando um texto sobre um anime.
Mas, nerd ou não, acho justo falar de Paprika  e a mega-super-bláster-ultra produção americana A Origem (Inception).
Paprika é um filme de animação japonesa que foi lançado em 2006 pela Sony Entertainment e até aqui não há nada de realmente interessante.
 Mas o enredo é genial e inteligente demais para ser ignorado, e é nesse ponto que quero chegar.
Um programa de auxilio a tratamentos psiquiátricos é desenvolvido e utilizado ainda sem autorização governamental.
Esse programa permite que o médico ‘invada’ os sonhos do paciente, acompanhe, estude e altere (se necessário) alguns elementos.
Porém antes que ele esteja concluído, alguns arquivos de sonhos são roubados e usados indevidamente. Sonho e realidade se misturam desenfreadamente. Aspectos extremamente lúdicos, folclóricos e até macabros se unem enquanto pessoas enlouquecem diante de tantas alucinações. Em determinada altura do longa o próprio telespectador sente que também está sendo enganado pelos sonhos das personagens, e percebe que em algum momento do filme o que parecida real passou a ser ilusão imperceptivelmente.
Parece confuso, e realmente é.
Paprika é uma animação para adultos e diria mais: para gente inteligente.
Algumas coisas interessantes da psicologia são usadas descaradamente, como alterego, ou pequenos elementos de mitologia grega e daí, meu amigo, é necessário certo feeling pra sacar a jogada.
Mas o grande tempero desse filme é que não é cansativo nem pseudo-intelectual: é inteligente porque precisa ser. E ponto.
A Origem é um filme lançado em 2010 e está no cinema atualmente. Eu ainda não vi, mas não pude deixar de notar no trailler as ‘semelhanças’ com Paprika:
Don Cobb (Di Caprio) é um invasor de mentes que atua principalmente durante o sono das vítimas e pode roubar e/ou acrescentar informações ao inconsciente alheio. De repente ele se vê perseguido pelo serviço de espionagem e todo aquele blá blá blá norte americano que costuma estragar grandes produções.
 Vi milhares de críticas positivas sobre A Origem e nenhuma delas fazendo qualquer alusão à produção japonesa.
Então resolvi falar sobre.
Porque deu na telha.

Eu indico: Paprika
Direção: Satoshi Kon
Duração: 90 min.
Ano: 2006

6 comentários:

  1. Da hora Cabrita, assiti A Origem e tem tudo a ver com esse anime.
    Achei a Origem o melhor filme do ano... Sinceramente não curto anime, mas a história é bacanuda!
    Gostei, sua nerd! rssss
    bj

    ResponderExcluir
  2. Sério? Quero MUTO ver. Você devia gostar de anime. Faz bem pra alma. rs. Pessoas que assistem animes são mais felizes. hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Ta me chamando de infeliz??????? hahahahahha

    ResponderExcluir
  4. Suas nerds farfonhentas! Paprika é um puta filme foda, excelente anal.. digo, analogia! Parabens ae nojeras!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica, tanto que vou ver já já...
    )

    ResponderExcluir